A escola Presidente Roosevelt tem uma longa caminhada em prol da educação do povo de Ituberá, onde tinha o intuito de trazer aprendizagem e conhecimento para nossos alunos. Desde outubro de 1943 onde teve inicio a construção do prédio da escola, mesmo antes de ficar pronto já construía sua história dentro da educação de Ituberá, o prefeito neste período de construção alugava sobrados para que os alunos não ficassem sem estudar. O prédio escolar é inaugurado em 02 de julho de 1945 na Gestão interina do Coronel Agenor Ivan de Figueiredo Miranda. 
Tendo como nome Grupo escolar Presidente Roosevelt, na época o atual presidente do Brasil Getúlio Vargas, determinou que todas as escolas municipais construídas a partir daquela dadta teriam que ser chamada de Presidente Roosevelt, em homenagem a um grande presidente da época nos Estudos Unidos, pela suas atitudes no governo a favor do povo todos tinham uma grande admiração por ele, cujo seu nome era: Franklin Delano Roosevelt, muito conhecido por Presidente Roosevelt.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola EMEF Presidente Roosevelt, localizada na Rua Getúlio Vargas, 107 na cidade de Ituberá, fone (73) 32561029, e-mefpresidenteroosevelt@hotmail.com.br, Cadastro 2997/2008 atende a aproximadamente 784 estudantes.
No início ingressava a escola alunos do centro, com o desenvolvimento e o progresso da cidade foi se ampliando o público alvo passando do ensino fundamental de1ª a 4ª série, para o ensino fundamental de 5ª a 8ª série. Desde então esta instituição de ensino e aprendizagem vem atendendo a diversas comunidades do seu entorno, inclusive a zona rural, já que se encontra no centro da cidade. De acordo o seu PPP da escola apresenta ações que devem ser desenvolvidas para enaltecer mais a instituição que é considerada referência na educação em nosso município, tais ações desencadearão o sucesso da escola quanto aos seus valores éticos, a sua missão em oferecer um ambiente saudável, inovador e multidisciplinar que possibilite um crescimento político, econômico e social dos estudantes e a articulação com as suas famílias e a comunidade. Por acreditar na importância da relação escola X família, a gestão da escola Presidente Roosevelt tem priorizado essa relação, através da promoção de ações pautadas em princípios democráticos. Dentre essas ações, destaca-se o Projeto Família na Escola, quando houve expressiva participação de toda a comunidade escolar, principalmente dos estudantes.
Sendo a mais antiga da cidade. Filhos ilustres de nossa terra estudaram ali, professores que marcaram a educação de Ituberá também por aqui passaram, com seus rigores, metodologias e experiências que muito serviram para a formação dos estudantes da época. Contudo, a geração presente distancia-se grandemente dos antigos estudantes de nossa escola, no que se refere aos hábitos, vocabulário, postura e valores que carregam. Enquanto comemoramos os avanços da medicina, da ciência, dos recursos tecnológicos, choramos também o fracasso das famílias, o desprezo pelos valores humanos, a relevância do ter em detrimento do ser, e a vida do próximo passou a custar um celular, um par de tênis, um cigarro. Devido a tudo isso a escola em coletividade com os seguimentos começa a trabalhar o Projeto Reconstruindo Valores na Reestruturação do Patrimônio: Um Trabalho Sobre Ética e Cidadania, que nasceu muito antes da visão das paredes esburacadas, repletas de ofensas e palavrões; antes dos copos e pratos usados para a merenda escolar serem espalhados pela área externa da escola, bem antes da “quebradeira em massa” das carteiras escolares. Ele é fruto de uma convivência que a cada ano torna-se mais confusa e complexa: a relação docente-discente, onde o respeito, obediência às normas e acordos e mesmo a relação de afeto tão necessária ao processo ensino-aprendizagem definidas no PPP tendem a sucumbir como consequência de situações preocupantes que ocorrem no espaço escolar. A conscientização de que o cuidado com o patrimônio é dever de todos ainda não é uma realidade, por isso pretendemos neste projeto reverter não apenas a estética da escola, mas reconstruir também as relações interpessoais ameaçadas pela indisciplina e pelo desrespeito. E isto vai muito além da pintura das paredes, limpeza da área, cultivo do jardim e conserto das cadeiras, ações deste projeto.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A escola enquanto organização reúne grupos definidos de intervenientes que desempenham um papel dentro da organização. Com uma estrutura própria, mais ou menos formal, na qual se organiza e desenvolve todo o sistema de ações entre os diversos intervenientes do processo educativo (professor, funcionários, alunos e outros).
A escola como espaço de interação orientado por normas próprias que permitem a cada ator ou conjunto de atores, certo grau de autonomia de forma a que possam delinear estratégias de atuação em função dos objetivos organizacionais e de acordo com os projetos pessoais. Assim é neste contexto de ação que cada um define as suas formas de participar e viver as atividades escolares. Já os funcionários da escola são divididos em auxiliares educativos, auxiliares administrativos e de limpeza. No que se refere a auxiliares educativos encontra-se as merendeiras e porteiros, no caso dos auxiliares administrativos as secretarias, já os auxiliares de limpeza estão às zeladoras ligadas á limpeza do interior e exterior da escola.
EMEF- PRESIDENTE ROOSEVELT
CORPO DOCENTE
Adelaide Silva dos Santos - Pedagogia 40h 
Alenilda Andrade dos Santos Pedagogia - 40 ( Com 25h nesta escola)
Adjovane Francisco S. Carvalho -  Técnico Agrícola 20h
Dilma Pinheiro de Almeida - Letras 40h
Edvalda Cabral de Assis Conceição - Pedagogia 40h
Elizete da Conceição dos Anjos - Pedagogia 40h
Edelsuita do Nascimento Dantas - Letras 40h
Fernanda dos Santos Martins - Pedagogia e Psicopedagogia 20h
Gilzélia Gomes de Jesus - Pedagogia e Matemática 40h
Iolanda de Sena Lavrador - Pedagogia 20h
Joélia Conceição Vilas Boas - Pedagogia 40h
Jackeline Cesar Marinho Santos- Letras 20h
Jaimelinda Santos Silva-  Pedagogia 20h
Liomara da Silva Santos - Pedagogia 20h
Maria de Fátima Moreira Menezes- Pedagogia 20h
Maria de Fátima Sampaio Bomfim - Magistério 40h
Marilda de Jesus Peixoto - Pedagogia e Psicopedagogia 40h
Maria da Lapa Jesus Sacramento - Magistério 20h
Maria do Socorro Gomes dos Santos - Letras 20h
Maria Sueli de Jesus - Biologia 20h
Rita de Cássia dos Santos-  Biologia 40h
Rosalina a Silva Oliveira - Letras 20h
Telma Mendes de Jesus- Biologia 20
Ivanildes Sacramento Souza - Pedagogia 20h
Airam Oliveira Bastos - Pedagogia 20h
Janio Araujo Andrade - Pedagogia 40 ( completa c/h com 3 aulas nesta escola)
Maria Conceição Martins - Letras 40 ( Completa c/h com 5 aulas nesta escola)
EMEF- PRESIDENTE ROOSEVELT
CORPO ADMINISTRATIVO
Rita Cristina da Silva Nascimento-  Pedagogia e Matemática 40 Gestora
Liomara Silva Santos - Pedagogia 20 Vice-Gestora
Lucieli Novais de Abreu - Pedagogia 20 Vice-Gestora
Maria do Socorro Gomes dos Santos - Letras 20 Vice-Gestora
Elizangela Santos Ribeiro - Historia 40 Secretária 
Edna Santos - Biologia 40 Secretária 
Neuza Gomes dos Santos
Obs. No período do Projeto de Intervenção Letras 40 Vice-gestora 
Simone Neri Vilas Boas - Pedagogia 40 Coordenadora
EMEF- PRESIDENTE ROOSEVELT
CORPO DE APOIO
Iomar Costa dos Santos 1º grau incompleto 40
Dinorá Arizi Eloy 1º grau incompleto 40
Cléo 1º grau incompleto 40
Maria das Graças 1º grau incompleto 40
Renilda Maria da Conceição 1º grau incompleto 40
Lilma do Nascimento Mendes Barbosa 1º grau incompleto 40
Andrea Conceição dos Santos 1º grau incompleto 40
Maria do Socorro de Jesus 1º grau incompleto 40
Cloves Viana da Silva 1º grau incompleto 
Robson 1º grau incompleto 40
ESTRUTURA FISICA
A Escolar Presidente Roosevelt possui 07 salas de aula, que comportam aproximadamente 50 alunos cada uma. Apesar da enorme área disponível, a escola não possui biblioteca, laboratório de informática ou de ciências, sendo que o laboratório de informática está em andamento só falta à instalação dos computadores, possui uma quadra de esporte que apesar da necessidade de uma reforma é de fundamental importância na hora dos eventos da escola. Os banheiros são 10, adaptados a acessibilidade, principalmente os banheiros do primeiro pavilhão. Não temos refeitório nem auditório, mas, utilizamos as dependências da escola como os corredores que são bastante amplos para a distribuição da merenda. Sala de Professor tem uma, secretaria uma.
PERFIL DOS ESTUDANTES 
Se compreendermos a realidade como caracterizada pela constante transformação, podemos afirmar que a realidade brasileira ainda é muito diversificada, com muitas diferenças culturais, sociais e econômicas. As desigualdades são alarmantes, gerando, por conseguinte, um quadro de exclusão social. Esse quadro também se apresenta em nossa escola, caracterizando nossa sociedade, em sua grande maioria, com baixo poder aquisitivo, ausência de infra-estrutura, presença de subempregos, falta de segurança, precariedade dos serviços públicos oferecidos à população, baixo grau de instrução e pouco acesso à cultura e aos esportes, desta forma apresentando uma grande preferência apenas pelo futebol, causando um desestímulo na população, gerando acentuadas desigualdades sociais. A religiosidade é apresentada por várias religiões evangélicas, mas, a grande maioria católica. 
A análise dessa realidade revela que as maiorias dos alunos apresentam, nos aspectos cultural, social e econômico que são filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não qualificada; renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em casas pequenas e de aluguel; como meio de comunicação, utilizam-se do rádio e televisão, cerca de 90% utilizam-se do sistema público de saúde, no aspecto psicológico, mantêm relações não muito afetivas e dialógicas com os pais, um grande problema na escola é a baixa auto-estima dos alunos em decorrência da relação que eles têm com os familiares, no aspecto cognitivo, apresentam dificuldades em interpretação de texto, o que interfere no processo de aprendizagem das várias disciplinas, pouco vocabulário, pouca lógica na sustentação de hipóteses e nas técnicas operatórias, principalmente na divisão, em geral os alunos não têm organização, não sabem trabalhar em grupo, no aspecto comportamental, apresentam atitudes agressivas em relação aos colegas (brigas no recreio e em sala de aula e uso de palavrões), contra os professores (saem da sala de aula sem pedir autorização, não fazem as lições, não trazem materiais escolares). 
Diante desse contexto, a função da escola é preparar os alunos para exercerem criticamente seu papel de cidadão e, através da aquisição de novos conhecimentos, transformarem a realidade em que vivem.
PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
Através de uma pesquisa de campo tivemos a oportunidade de observar o perfil da comunidade de entorno, apesar de pequena a cidade, nossos alunos veem das áreas urbana e rural. Através de um pequeno diálogo com os moradores que visitamos pudemos observar as necessidades que a população tem sobre saúde. 
A renda das famílias da comunidade é proveniente de trabalhos em que uma pequena parte tem um salário razoável a grande maioria não é muito bem remunerada, outra parte da renda é proveniente da bolsa-família, seja ela urbana ou rural, tem direito a bolsa-família desde que seja comprovada a sua baixa renda. 
Enquanto o transporte existe três tipos: passageiros e de cargas, que servem para professores, alunos.
Na educação no que se refere a vagas nas escolas não tem muito a se queixar, devido o grande número de escolas municipais.
No que diz respeito à infra-estrutura e segurança há uma carência. Em compensação o comércio local tem para eles uma organização muito boa e uma boa facilidade de emprego, mesmo que seja com salário baixo.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta aí...
Sua opinião é sempre muito importante.
Obrigada!